Veja o estrago que um Drone pode fazer com a asa de uma avião

Veículo aéreo não tripulado (VANT) ou drone (do Inglês, zangão), é todo e qualquer tipo de aeronave que pode ser controlada nos 3 eixos e que não necessite de pilotos embarcados para ser guiada (DECEA, 2010). Estes tipos de aeronaves são controladas à distância por meios eletrônicos e computacionais, sob a supervisão de humanos, ou mesmo sem a sua intervenção, por meio de Controladores Lógicos Programáveis (CLP).

Os drones estão cada vez mais presentes em nosso meio, seja para uso recreativo ou para trabalho profissional. Mas o que poucas pessoas tem conhecimento, é os riscos de um mal uso desse dispositivo. Embora não tenham sido até agora a causa de uma queda de avião, por exemplo, os drones já causaram inúmeros incidentes.

Veja o estrago que um Drone pode fazer com a asa de um avião

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa da Universidade de Dayton estão mostrando o que pode acontecer quando um pequeno drone atinge a asa de uma aeronave. A equipe imitou uma colisão entre um DJI Phantom 2 e uma aeronave Mooney M20.

O vídeo mostra o Drone rasgando a asa do avião em condições que simulam uma colisão ocorrendo a 238 milhas por hora. “Queríamos ajudar a comunidade de aviação e a indústria de drones a entender os perigos que até mesmo drones recreacionais podem representar para aeronaves tripuladas antes que um evento significativo ocorra”, disse Kevin Poormon, líder do grupo de física de impacto na UDRI . “Mas há pouco ou nenhum dado sobre o tipo de dano que os VANT podem fazer, e as informações que estão disponíveis vieram apenas de modelagem e simulações.” No vídeo abaixo é possível ver a simulação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima