Porque o Corel é tão usado em gráficas?

O Corel se consolidou há muitos anos no ambiente gráfico, evoluindo de versão em versão o software canadense tem uma comunidade enorme de usuários que o acompanham desde as primeiras versões, e agora vamos entender um pouco sobre algumas das motivações dos apaixonados por corel.

Geralmente o corel é apontado como um programa simples e prático de se utilizar, e estes adjetivos em si parecem querer resumir o potencial do programa, e é comum de se ouvir de alguns designers em formação, “o corel é para coisas mais simples” de fato este programa resolve sim todos os problemas mais simples, mas a verdade é que existe um preconceito sobre um programa capaz de proporcionar excelentes resultados em projetos mais complexo.

Principais pontos fortes e fracos

Vetores
Possui um ótimo suporte à vetorização, além do rastreio rápido que é uma mão na roda e salva o arte finalista de diversas enrascadas mesmo no desenho a mão você uma enorme velocidade e praticidade para vetorizar, ainda que um desenho complexo.

Imposição
A ferramenta de imposição do corel é sem dúvidas um grande diferencial porque no dia a dia ela é capaz de poupar muito tempo e aumenta muito a assertividade no fechamento de arquivos, além é claro de ser muito simples de utilizar como boa parte das ferramentas do programa.

Imagens
O corel não é um programa ideal para lidar com imagens, ele possui recursos para realizar muitos pequenos ajustes, mas detalhes mais profundos se obtém num programa como photoshop que inclusive trabalha de forma muito harmônica com corel.

Textos
Uma das principais atribuições do corel é criar peças gráficas como cartões de visita, agendas personalizadas, panfletos entre tantos outros itens de papelaria e divulgação, o programa gerencia muito bem os elementos que podem ser imagens, textos, vetores entre outros, mas se você por exemplo deseja formatar um livro ou um TCC por exemplo, o corel não é o melhor programa, existem outros programas com foco especial em gestão de grandes volumes de texto.

Atalhos
Por ser um programa de performance o corel tem muitos atalhos e inclusive você pode personalizar muitos dos seus atalhos para otimizar tempo e deixar o programa com a sua cara, você tem atalhos para quase tudo, alinhamentos, deslocamentos, sobreposição, pesquisas de objetos e uma enorme variedade de conexões rápidas que te levam direto ao ponto.

Peso de Arquivos
Se você esta gerenciando um arquivo com muitas imagens é possível que seu arquivo fique bem pesado, nada perto dos arquivos em formato psd, se o projeto tem muitas páginas opte por manter em arquivos separados isso pode te ajudar a poupar tempo gerenciando arquivos mais leves e diminuindo a chance de travar por exemplo.

Principais aplicações para o Corel
Seja uma gráfica digital, offset ou mesmo empresas de comunicação visual, você vai encontrar na maior parte delas o corel em uso, ele atende demandas pequenas como ajustes em impressões rápida no dia a dia, montagem de mídias para grandes formatos inclusive fragmentando arquivos com inteligência e praticidade, imposição de arquivo com sangras marcações de corte gerenciamento de cores entre muitas outras aplicações importantes.

Se você busca um programa que realmente é simples de começar a utilizar e que ao mesmo tempo é muito profundo em possibilidades de desenvolvimento e extremamente difundido no ramo de comunicação o corel pode ser uma excelente possibilidade para somar.

error: O conteúdo está protegido!