Melhores programas de teste de stress para testar CPU

Quando você realiza um teste de estabilidade em sua CPU, através do stress test, você consegue avaliar a confiabilidade do seu hardware. Quem nunca pensou em fazer um overclock no processador para obter um melhor desemprenho? Pois bem, o desempenho do seu PC depende da rapidez com que o seu processador é capaz de cumprir com as solicitações.

Se você pretende fazer Overclock em sua máquina, ou talvez porque deseja testar a capacidade do seu processador. As seguintes ferramentas podem lhe auxiliar no teste de estresse de sua CPU. Antes de começar, você precisa saber que esses testes com carga de pico podem causar superaquecimento do seu computador. Então, é preciso a todo instante ficar atento ao computador do seu PC e, caso detecte alguma anormalidade, interrompa instantaneamente o teste.

Mas não precisa se desesperar porque o máximo que pode acontecer durante a realização do teste é o seu computador desligar devido ao superaquecimento. Ao finalizar o teste, recomendamos que você aguarde que a temperatura da sua cpu esfrie. Desligar e aguardar alguns minutos é o recomendado. Vamos lá?

Ferramentas para realizar Teste de stress no PC

Abaixo, selecionamos as melhores ferramentas de Stress Test. Há programas para testar sistemas Linux, Windows, Android e MAC.

Teste de stress no Windows

1. HeavyLoad

Cumprindo muito bem o que promote. A ferramenta HeavyLoad possui uma capacidade de realizar teste de estresse extremamente alto. Quando estiver funcionando com capacidade total, você terá uma melhor compreensão dos outros recursos do computador, como a memória RAM.

Melhores programas de teste de stress para testar CPU 1

Tente trabalhar com diferentes aplicativos, programas e navegadores ao mesmo tempo. Você saberá rapidamente os que mais consomem recursos do seu computador.

2. AIDA64 Extreme

O AIDA64 é uma ferramenta muito poderosa, compatível com todos os sistemas da Microsoft, incluindo a geração de servidores. Ele pode executar uma análise minuciosa dos benchmarks de memória e cache de multithread.

Melhores programas de teste de stress para testar CPU 2

Além disso, possui outros testes, bem como de voltagem, velocidade da ventoinha, temperatura e muito mais. É uma ferramenta de diagnóstico bastante completa.

Teste de stress no Linux

3. Stress-Ng

Não é porque você usa o sistema operacional Linux, que iriamos de deixar de fora dessa dessa. Nós também somos fã desse fantástico sistema operacional. E quem atende perfeitamente esse sistema é o programa Stress-Ng. Com ele é possível sobrecarregar o cache, disco, memória, E/S de soquete e tubo e muito mais.

Para instalar o Stress-ng é simples: basta utilizar o comando abaixo em seu terminal

sudo apt-get install stress-ng

Para realizar um teste simples em seu Linux deve-se utilizar a seguinte linha de código:

stress-ng --cpu 8--io 2 --timeout 30s --metrics

Teste de stress no Mac

4. Geekbench 5 (Mac)

Assim como o Windows e demais sistemas listados em nossa lista. O Mac também oferece várias ferramentas para realizar teste de estresse.

Melhores programas de teste de stress para testar CPU 3

O Geekbench é uma dessas ferramentas que permite realizar testes de carga a cpu sofisticados e detalhados.

Teste de stress no Android

5. StressScan

Para android quem promete fazer a CPU do seu smartphone fumaçar é aplicativo StressScan.

Melhores programas de teste de stress para testar CPU 4

O app é um dos mais completos para android e promete realizar testes de temperatura, processamento e muito mais. Você pode acompanhar todas as informações bem detalhas em gráficos gerados pelo o aplicativo

Conclusão

Com essa lista que citamos no artigo, com certeza você poderá testar a confiabilidade de sua CPU, independente de que sistema ou dispositivo você esteja usando. Sucesso nos testes!

1 comentário em “Melhores programas de teste de stress para testar CPU”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima