Qual é a diferença entre LCD vs. OLED vs. AMOLED

Se você estar pensando em comprar um smartphone ou uma smart TV, e estiver pesquisando por displays, especificamente telas e a qualidade de reprodução dos dispositivos. Com certeza você vai ouvir o vendedor falar que o smartphone que possui uma tela de “OLED”, por exemplo, pode ser um fator importante na hora da compra.

 

Mas você sabe o que isso realmente significa, e a importância dos displays de “OLED, LCD E AMOLED” para exibição de imagens? Abaixo vamos fazer uma comparação com as tecnologias citadas a cima, e você vai saber diferenciar pontos importantes na hora de comprar o seu dispositivo.

 

Veja a diferença entre telas de LCD vs. OLED vs. AMOLED

 

Primeiro, vamos começar com os conceitos básicos do que cada um desses tipos de tecnologia se trata.

OLED

Qual é a diferença entre LCD vs. OLED vs. AMOLED 1

OLED significa diodo orgânico que emite luz (organic light-emitting diode) e atualmente é a tecnologia mais avançada para a fabricação de qualquer tipo de tela, seja para TVs, computadores, telefones celulares ou para seu videogame portátil favorito.

LCD

Qual é a diferença entre LCD vs. OLED vs. AMOLED 2

LCD é a sigla para “Liquid Crystal Display” que em português significa “tela de cristal líquido”. O LCD é um painel fino utilizado para exibir imagens, vídeos e textos em suportes diversos como monitor de computador, televisores, GPS, câmeras digitais, celulares, calculadoras e outros dispositivos.

A tecnologia LCD (cristais líquidos) aplicada aos monitores de computador e televisores distingue-se dos antigos CRT (tubos de raios catódicos) pela leveza, portabilidade e menor consumo de energia elétrica, podendo ser utilizado em aparelhos portáteis alimentados por bateria.

 

AMOLED

Qual é a diferença entre LCD vs. OLED vs. AMOLED 3

O nome AMOLED significa Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode — ou, traduzindo para o português, Matriz-Ativa de Emissão de Luz Orgânica por Diodos. É uma tecnologia baseada na OLED. Os pixels OLED são ligados a um Transistor de Película Fina (chamado TFT, ou Thin-Film Transistor).

 

Prós e contras: LCD vs. OLED vs. AMOLED

 

LCD

Prós:

  • Mais barato
  • Mais versátil – a implementação permite que monitores IPS e 144hz existam no espaço do PC, dando mais opções aos usuários de PC
  • Menor consumo de energia

 

Contras:

  • Sem retroiluminamento por pixel = pior reprodução de cores e com buracos negros em uma imagem

 

OLED
Prós:

  • Excelente reprodução de cores graças à iluminação por pixel
  • Não tão caro quanto AMOLED

 

Contras:

  • Maior consumo de energia em comparação ao AMOLED e LCD
  • Mais caro que o LCD

 

AMOLED
Prós:

  • Todos os excelentes benefícios de reprodução de cores do OLED
  • Consome menos energia do que OLED
  • Exibições flexíveis

 

Contras:

  • Mais caro do que LCD e OLED

 

LCD vs OLED vs. AMOLED: Onde são usados e melhores utilizados

 

LCD

 

O LCD é melhor usado em TVs, telas de uso geral e monitores de computador, graças à sua capacidade de implementar painéis TN e IPS. Os painéis TN permitem maiores taxas de atualização e menores tempos de resposta, enquanto os painéis IPS permitem uma reprodução de cores mais rica e maiores ângulos de visão. A variedade do padrão LCD o torna ideal para jogos para computador.

 

OLED

 

OLED é melhor usado em HDTVs, onde a flexibilidade da tela realmente não importa muito e a qualidade da imagem é o fator principal.

 

AMOLED

 

AMOLED é melhor usado em smartphones, tablets, smart watches, laptops – basicamente qualquer coisa portátil onde você deseja uma ótima qualidade de exibição e alguma flexibilidade na tela. AMOLED é o padrão de fato para grandes monitores portáteis e provavelmente permanecerá assim no futuro.

 

Ficamos por aqui e espero que tenha tirado todas as dúvidas referentes as tecnologias a cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima