Veja a diferença entre Android App Bundles vs APKs

O Google está prestes a anunciar a sua mais nova versão do Android 12, a empresa fez mudanças fundamentais na forma como os aplicativos são implantados e distribuídos em dispositivos Android. A partir de agosto de 2021, todos os novos aplicativos na Play Store serão publicados no formato Android App Bundles (.aab), em vez do tradicional formato APK, mas como isso irá impactar na forma como instalar os aplicativos no android?

Você sabe as principais diferenças entre um arquivo APK e Android App Bundles (AAB)? Será que vamos poder fazer sideload de AABs, como fazemos nos arquivos APKs? Para responder a todas as suas dúvidas, criamos este guia detalhado sobre arquivos de pacotes APK e AAB. Vamos lá!

Significado dos pacotes de arquivos:

Antes de entrar nos tópicos, é importante obter a definição de cada um dos formatos acima:

  • AAB: Android App Bundle
  • APK: Pacote de aplicativos Android

O que é um arquivo APK?

Os APKs contêm todos os arquivos e códigos de um aplicativo. Você pode imaginar como um arquivo .zip (zipado), mas com sua própria extensão. O formato é reconhecido principalmente pela plataforma Android, mas outras plataformas podem suportá-lo, tivessem a mesma arquitetura do sistema operacional Android. Cada arquivo APK gerado traz consigo  um certificado assinado do aplicativo, tipo um código exclusivo que identifica todos os aplicativos na Play Store. Os desenvolvedores devem manter esse arquivo durante a vida útil do aplicativo, pois ele não pode ser regenerado.

O que é um arquivo AAB?

AAB, que significa Android Application Bundle

 , é um formato mais recente de arquivo para Android. A documentação oficial do Android fornece a seguinte definição: Um Android App Bundle é um formato de arquivo que contém todo o código e recursos compilados do seu aplicativo.

Esses pacotes de aplicativos são relativamente novos – foram introduzidos no Google I/O 2018. Eles estão prestes a completar dois anos. Mas, desde então, eles se tornaram o formato oficial para a publicação de aplicativos Android na Play Store.

Assim como o APK é uma extensão, os arquivos AAB também têm a extensão .aab. A documentação do Android fornece uma imagem explicando como os AABs são compostos.

Veja a diferença entre Android App Bundles vs APKs 1

Se você tivesse um APK, teria apenas a parte laranja do aplicativo, que terá dentro de si todos os ativos, o que significa que você só pode ter um pacote deles e nenhum recurso dinâmico.

Vantagens do Android App Bundle vs. APK

O Android cita algumas desvantagens do uso de APKs:

  • Taxas de conversão mais baixas
  • Downloads mais lentos
  • Desinstalações demoradas
  • Taxas de atualização mais baixas

Tamanho

A primeira vantagem é a redução do tamanho. Com pacotes de ativos e recursos dinâmicos, os aplicativos se tornam, em média, 35% menores. Mas alguns aplicativos tiveram uma redução de tamanho em torno de 50%.

Após a introdução dos AABs, o tamanho máximo de um aplicativo é 150 MB. Ao usar um APK, você pode facilmente superar esse tamanho.

Bibliotecas nativas não compactadas

Por algum motivo, quando você tem um APK, o aplicativo obtém uma cópia de todas as bibliotecas nativas necessárias em um formato compactado. Após o download, o dispositivo descompacta essas bibliotecas criando uma cópia porque não pode usá-las sem descompactar. No final, você terá duas cópias da biblioteca.

Ao comparar o Android App Bundle com o APK, você notará que o AAB obtém bibliotecas nativas descompactadas por padrão, o que o ajudará a evitar ter duas cópias no final.

Você pode estar se perguntando por que o APK mantém uma cópia da versão compactada e outra para a não compactada. Isso, como o mencionado é porque as bibliotecas às vezes são específicas do dispositivo. Pode ser necessário um diferente para cada dispositivo, que a Play Store pode enviar para o dispositivo no momento do download se você estiver fornecendo um AAB.

Conclusão

Como você pode ver, comparar um Android App Bundle com um APK não é tão complicado. Os pacotes de aplicativos existem há quase dois anos e são muito úteis para oferecer aos usuários uma experiência melhor. Por que não experimentá-los? Espero que você adicione isso ao seu próximo projeto.

error: O conteúdo está protegido!